FAZENDA

Área

A Fazenda Santa Maria conta com 92 hectares de área, equivalentes a 38 alqueires. Com toda a documentação ambiental regularizada, tem 18,4 hectares de Reserva Legal e 7 hectares de Área de Preservação Permanente. A área destinada à produção de citros ocupa 18 hectares, sendo 11 plantados em tangerina ponkan e 7 em laranja baía. Há ainda 45 hectares de várzea seca formada em pastagem (Mombaça e Mulato II) para engorda de gado, o que significa capacidade de suporte de cerca de 200 UA (unidades animais).


Produção

A tangerina ponkan, que ocupa 11 hectares, foi plantada em novembro/2011, tendo obtido excepcional desenvolvimento desde então. A safra 2016/2017 atingiu 22 mil caixas, a safra 2017/2018 alcançou 30 mil caixas. e a safra 2018/2019 foi de 25 mil caixas de 20 quilos. A laranja bahia, com 8 hectares, foi plantada em outubro/2012 e produziu 2 mil caixas em 2017, 3,1 mil em 2018 e 4 mil caixas de 23 quilos em 2019.


Água

A Fazenda Santa Maria tem o privilégio de possuir água em abundância. Uma de suas divisas é marcada pela presença do Ribeirão Palmela, que divide São Gonçalo do Sapucaí de Campanha. Mesmo na severa seca vivida em 2014-2015, o Ribeirão Palmela permaneceu vivo, fornecendo água para as plantações e para o gado.

Para garantir o abastecimento humano e animal, a Fazenda possui um poço artesiano (licenciado pelos órgãos ambientais) de 115 metros de profundidade com capacidade para produzir até 12 mil litros de água pura e cristalina por hora. Atualmente, a bomba nele instalada permite a produção de 5 mil litros por hora.


Irrigação

Em 2012, foi implantado um sistema de irrigação por gotejamento, da Netafim, o mais avançado do mundo e ecologicamente correto. O sistema abrange todo o pomar de tangerina ponkan e está pronto para ser expandido para o pomar de laranja bahia. Estudos demonstram que a irrigação é capaz de aumentar a produção de citros entre 20% e 70%, com média em 30%. Além disso, o sistema conta com ferti-irrigação, que permite a adubção de forma rápida, com pouca utilização de mão-de-obra e viável mesmo durante período de seca (a adubação convencional só é viável se houver chuva), permitindo que o insumo seja aplicado no momento em que a planta precisa e não quando as condições meteorológicas permitem.

A água que abastece o sistema provém do Ribeirão Palmela. Somos usuários da Energia Verde da Cemig que dá desconto de 70% no preço da energia utilizada para irrigação entre 21h30 e 06h00.


Implementos

A Fazenda Santa Maria possui todos os implementos necessários para seu funcionamento. Dentre eles, podemos destacar: trator Valtra A750 4x4 de 75cv ano 2011 com cerca de 8.000 horas de uso; pulverizador para citros turbinado marca Natali ano 2013; roçadeira ecológica marca Kamaq ano 2014, barra para aplicação de herbicida, 2 carretas para trator (uma delas específica para carregar caixa de citros), distribuidora de adubo e calcário Santa Izabel, lâmina traseira para trator, escadas para colheira.


Estrutura

A Fazenda Santa Maria possui toda a estrutura necessária para a produção e também para o lazer de seu proprietário: casa-sede com 100m² (ver abaixo) com piscina, churrasqueira, lareira, pomar e espaço para campo de futebol; casa de caseiro com 80m²; escritório administrativo com banheiro; barracão para implementos com cerca de 200m²; depósito para adubo; depósito específico para armazenagem de insumos para citros, de acordo com a legislação; barracão específico para o pulverizador; espaço para refeição de funcionários, com pia, marmiteiro, banheiros feminino e masculino, atendendo à legislação trabalhista, paiol; curral feito com eucalipto tratado e cordoalha de açõ, com capacidade para 250 animais com cinco divisões, tronco e brete com balança eletrônica; além dos já citados poço artesiano e reservatório com capacidade para 11 mil litros de água. Uma rede de fibra ótica conecta a casa sede à casa do caseiro, permitindo acesso à internet através de wi-fi. Câmeras de segurança monitoram a fazenda.


Eletricidade

A Fazenda Santa Maria localiza-se próxima a Usina do Xicão, administrada pela Cemig. As linhas de transmissão da Usina passam dentro da fazenda, o que facilita e barateia qualquer ligação elétrica que venha a ser feita. Atualmente, a Fazenda conta com um transformador trifásico de 45 KVa, exclusivo para o sistema de irrigação com "relógio verde", e um outro, monofásico, de 15 KVa que abastece as casas e demais dependências. Postes com luminárias estão instalados na estrada de acesso à casa sede.


Tecnologia

Produzimos de forma intensiva, procurando gerar a máxima produtividade possível. Para tanto, utilizamos os serviços de experientes e renomados consultores, especialistas em suas áreas de atuação. Com isso, conseguimos utilizar as melhores e mais avançadas técnicas de manejo e de nutrição, animal e vegetal. A irrigação dá a flexibilidade necessária para obter bons resultados com menor dependência da Natureza. Uma estação meteorológica coleta dados - que são acessados pela internet - que permitem saber o momento certo de irrigar, além de fornecer previsões meteorologicas mais precisas, fundamentais para o planejamento das pulverizações. 


Documentação

Toda a documentação da Fazenda, tanto de ordem legal quanto ambiental e trabalhista, encontra-se legalizada e rigorosamente em dia.

FAZENDA SANTA MARIA

Localizada no Sul de Minas Gerais, na divisa de São Gonçalo do Sapucaí e Campanha, a Fazenda Santa Maria carrega os benefícios de uma localização privilegiada, com solo, altitude e precipitação ideais para a produção de tangerina ponkan e de laranja baía de alta qualidade, apreciadas pelo consumidor. A amplitude térmica da região garante frutos saborosos e de cor intensa.

A Fazenda Santa Maria está estruturada para permitir alta produtividade, além de proporcionar lazer e momentos inesquecíveis de contato com a natureza para toda a família.

A  Fazenda Santa Maria já é lucrativa e ainda tem potencial para melhorar ainda mais seu aproveitamento.

Casa sede construída com madeira de primeiríssima qualidade, com 100m² de área construída, 2 dormitórios (1 suíte), sala de estar, sala de jantar, cozinha planejada, lareira, churrasqueira e piscina aquecida por troca de calor. Mobilia nova. Há espaço para construção de campo de futebol e ampliação da casa.

A localização da casa-sede, no ponto mais alto da Fazenda a 950 metros de altitude, permite vistas belíssimas, que podem ser apreciadas da piscina, da churrasqueira ou simplesmente deitado nas redes.

Reservatório de 11 mil litros abastecido por água puríssima proveniente de poço artesiano com capacidade de produzir 5 mil litros/hora (expansível até 12 mil litros/hora) que garante o abastecimento mesmo durante secas severas. A água é distribuída para toda a fazenda por gravidade. Um pára-raio protege as áreas do reservatório, da piscina e da casa-sede. A estrada de acesso à casa-sede é iluminada para maior conforto e segurança.

Na sequência: casa de ferti-irrigação, refeitório com sanitários masculino e feminino acoplados à depósito e casa do caseiro

Na sequência: linha de ponkan, depósito de adubo e barracão de implementos e depósito de insumos para citros

Vista parcial do curral feito em eucalipto tratado e cordoalha de aço para 250 animais, brete com balança eletrônica e barracão de implementos visto lateralmente

Pomar de tangerina ponkan. As árvores foram plantadas em novembro/2011 e estão com mais de 3 metros de altura.

Pomar de laranja bahia tardia (produz em agosto). As árvores foram plantadas em outubro/2012.

Alguns implementos: pulverizador turbinado, carreta para caixa de citros e distribuidora de adubo e calcário.

Vistas parciais da área de várzea seca formada em pastagem com capim mombaça e mulato II (aproximadamente 45 hectares).

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, aceita a nossa política de cookies.

Aceitar